Segredos do romance policial

P. D. James


O romance policial é um gênero literário que se difundiu universalmente, com escritores relevantes e populares em várias partes do mundo, da Suécia ao Brasil.

Ele teve, entretanto, uma origem: surgiu pela pena do norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) e foi consolidado pelo escocês Arthur Conan Doyle (1859-1930), criador do famoso detetive Sherlock Holmes.

Na primeira metade do século XX, as histórias de crime e mistério encontraram na língua inglesa os seus principais criadores: das britânicas Agatha Christie e Dorothy L. Sayers, verdadeiras sacerdotisas do gênero, aos americanos Dashiell Hammett e Raymond Chandler, que revolucionaram a escrita de livros policiais.

É essa história que P. D. James conta em Segredos do romance policial. A autora percorre mais de cem anos de existência dos livros de detetive, descreve as mudanças por que passaram ao longo do tempo e apresenta os autores essenciais do gênero em língua inglesa.

Também analisa as diferentes etapas de criação das obras: a ambientação e o cenário, a caracterização dos personagens, a estrutura ficcional e o desenvolvimento da narrativa.

Como nascem e como são construídas as histórias de detetive? Quais são as regras e os segredos dos autores, inclusive os da própria P. D. James, que nos confidencia vários de seus dilemas criativos?

Por que esse gênero faz tanto sucesso? "O romance policial é especialmente popular em momentos de inquietação, ansiedade e incerteza, quando a sociedade se depara com problemas que nem o dinheiro, nem as teorias políticas, nem as boas intenções parecem capazes de resolver e aliviar", explica James.

Segredos do romance policial é um livro que interessa tanto aos admiradores da ficção policial quanto àqueles que querem desvendar as razões do fascínio que as histórias de detetive exercem nos leitores há mais de um século.

Segredos do romance policial - Capa
  • Título original: Talking about detective fiction
  • Tradução: José Rubens Siqueira
  • Capa: Luciana Facchini
  • Páginas: 184
  • Formato: 14 cm x 21 cm
  • Acabamento: brochura
  • Área: crítica literária
  • ISBN: 978-85-65339-06-3
  • Disponibilidade: 21/06/2012

A autora

  • P. D. James
    Foto: Kristian Buus/In Pictures/Corbis/Latinstock

    P. D. James (Phyllis Dorothy James) nasceu em 1920, em Oxford (Inglaterra). Por trinta anos, trabalhou no serviço público britânico. Em 1991, tornou-se baronesa James de Holland Park. Em seu primeiro romance, O enigma de Sally (1962), aparece o detetive Adam Dalgliesh, que será o protagonista de outros treze livros, até Paciente particular (2008). Um dos principais nomes do romance policial, P. D. James recebeu diversos prêmios literários e teve várias de suas obras adaptadas para cinema e televisão.

À venda nas livrarias. Caso tenha alguma dificuldade em encontrar nossos livros, envie um e-mail para vendas@publifolha.com.br.