Guerras europeias, revoluções americanas

Marcelo Raffaelli


Nesta primorosa pesquisa histórica, Marcelo Raffaelli oferece um retrato original da independência do Brasil e das demais colônias ibéricas ao se debruçar sobre a influência mútua entre estas e as revoluções europeias e norte-americanas da virada do século XVIII para o XIX.

Os arroubos da Revolução Francesa em 1789 transmitem 
ao resto do continente a certeza de ser o palco de mudanças dramáticas. Os desdobramentos de tais eventos, que para Raffaelli se estendem num fio contínuo até 1828, permitiriam à maioria das colônias espanholas nas Américas alcançar a independência e ao Brasil passar de colônia a reino para, em seguida, por fim separar-se de Portugal. Esmiuçando os elos dessa cadeia de modo a um só tempo erudito e acessível, o autor combina um grande volume de leitura à dimensão prática das relações internacionais. Diplomata de carreira, ele não se limita à interpretação usual de que os fatos do hemisfério norte ditam o destino do sul, mas vai além e mostra que, se o caminho das colônias ibéricas para a independência sofreu influências de rivalidades e interesses que ditavam as políticas das potências europeias e dos Estados Unidos, por outro lado ele também as influenciou.

Guerras europeias, revoluções americanas - Capa
  • Capa: Ana Luisa Escorel
  • Páginas: 384
  • Formato: 16 cm x 23 cm
  • Acabamento: brochura
  • Área: história
  • ISBN: 978-85-68493-54-0
  • Disponibilidade: 06/11/2018

O autor

  • Marcelo Raffaelli
    Foto: Divulgação

    Marcelo Raffaelli nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Exerceu a carreira diplomática, tendo servido em diversas cidades, entre elas Washington, onde vive hoje. Entre outros, é autor de A Monarquia e a República: aspectos das relações entre Brasil e Estados Unidos durante o Império (Fundação Alexandre de Gusmão, 2006).

À venda na Argumento, Cultura, Fnac, Leitura, Livraria da Folha, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Saraiva e nas principais livrarias do Brasil.