Formação da culinária brasileira

Carlos Alberto Dória


O que constitui a culinária brasileira, que hoje vive um boom aqui e no exterior? Quais são suas bases histórico-sociais?

São esses os temas que Carlos Alberto Dória, um dos principais pesquisadores da alimentação e da gastronomia no país, explora em Formação da culinária brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira.

Combinando erudição e clareza, sólida pesquisa e estilo polêmico, o autor apresenta a trajetória de nossa cozinha desde os tempos coloniais até hoje.

Uma surpreendente história do Brasil à mesa emerge dos ensaios, que propiciam, tanto ao especialista como ao leigo, uma nova visão sobre os ingredientes, as técnicas culinárias e os processos sociais que levaram à criação dos hábitos alimentares e pratos nacionais.

O autor encerra o livro com um conjunto de propostas para a renovação da gastronomia brasileira cujo objetivo é assegurar a ela um vigoroso futuro.

Formação da culinária brasileira - Capa
  • Capa: warrakloureiro
  • Páginas: 280
  • Formato: 14 cm x 21 cm
  • Acabamento: brochura
  • Área: ciências sociais, gastronomia
  • ISBN: 978-85-65339-27-8
  • Disponibilidade: 12/05/2014

O autor

  • Carlos Alberto Dória
    Foto: Janaina Fidalgo

    É formado em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo), com doutorado e pós-doutorado em sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Publicou, entre outros, Estrelas no céu da boca: escritos sobre culinária e gastronomia (2006), A culinária materialista (2009) e, em parceria com Alex Atala, Com unhas, dentes & cuca (2008), todos pela editora do Senac. É colaborador de jornais e revistas no Brasil e no exterior, e fundador e diretor da ONG C5 − Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. Mantém há vários anos o blog e-BocaLivre, especializado em gastronomia e culinária.

À venda na Argumento, Cultura, Fnac, Leitura, Livraria da Folha, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Saraiva e nas principais livrarias do Brasil.